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Como lidar com a saúde mental na área da tecnologia

26 de Maio de 2023

A chegada da pandemia da covid 19 trouxe mudanças significativas na maneira como as pessoas realizam suas tarefas e desempenham suas funções no ambiente de trabalho.

Essa transformação desenvolveu-se em um aumento do perigo relacionado ao estresse, ansiedade, tristeza, solidão e exaustão devido às altas cargas de trabalho devido a exigência em algumas situações. A saúde mental é um tópico frequentemente tratado como tabu ou algum desleixo, tanto nos ambientes de trabalho quanto na sociedade em geral em que nós vivemos. No entanto, trata-se de uma questão essencial, pois, caso seja ignorado este assunto, pode impactar negativamente o bem-estar e o nível de eficiência dos colaboradores da empresa.

O setor de tecnologia sempre foi reconhecido por sua atmosfera acelerada, que demanda trabalho árduo e dedicação incondicional. Atualmente, muitas dessas atividades relacionadas à tecnologia são realizadas remotamente, o que exige que os profissionais trabalhem e concluam suas tarefas de forma isolada em sua grande maioria.

De acordo com recentes pesquisas, 8 em cada 10 profissionais de tecnologia afirmaram que seus empregos se tornaram mais complexos desde o início da pandemia devido à pressão do home office. No mesmo estudo, constata-se que uma grande porcentagem dos profissionais de tecnologia relataram sentir uma pressão extrema no ambiente de trabalho e alguns tiveram dificuldades em desconectar-se do trabalho. Isso implica que os profissionais de tecnologia tendem a dedicar horas extras ao trabalho, resultando em uma redução do tempo destinado ao descanso ou à interação social com seus familiares. Infelizmente, essa realidade pode aumentar o risco de problemas relacionados à saúde mental, e até à sua saúde física.

Como lidar a saúde mental na área da tecnologia:

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, as empresas devem promover o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal de seus colaboradores, fornecendo apoio à saúde mental, incentivando o exercício físico como ginástica laboral, e permitindo que os colaboradores descansem o suficiente. Dias de folga também podem ser oferecidos para atividades fora do trabalho.


Empatia no ambiente de trabalho – Os gestores devem demonstrar empatia e compreender as necessidades dos colaboradores, ajudando-os a lidar com estresse e esgotamento de cargas altas de trabalho. Isso também incentiva os colaboradores a serem mais empáticos uns com os outros.

Capacitação profissional de funcionários – Investir em qualificação dos colaboradores pode ajudá-los a se sentir mais realizados e confiantes em seus trabalhos, além de melhorar seu bem-estar. As empresas podem inscrever os colaboradores em cursos e oferecer participação em palestras, eventos, workshops e afins, para se conectar com outras pessoas, deixando de lado um pouco a solidão de trabalhar sem a companhia dos seus colegas de trabalho devido ao home office.

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